segunda-feira, 21 de maio de 2012


Ladrão que rouba ladrão


Autor: Domingos Pellegrini
Editora: Ática

'Ladrão que Rouba Ladrão' retrata cenas do cotidiano e compõe um sensível painel da vida brasileira. O livro traz o estilo consagrado de Domingos Pellegrini, marcado pela linguagem falada, ágil e despojada, e transformada em literatura pelas suas mãos experientes. A obra é composta por 27 textos selecionados, organizados em três partes, de acordo com sua temática 'Em família', 'Cenas da vida' e 'Surpresa' , tratando de episódios do dia-a-dia, mas que ganham uma dimensão especial ao serem capturados pelo olhar atento de Pellegrini. Vale destacar as impagáveis ilustrações de Orlando, com seu traço inconfundível, que valorizam ainda mais o livro.

Biografia


Domingos Pellegrini Jr. (Londrina PR 1949). Romancista, contista, cronista, poeta, jornalista e publicitário. Passa a maior parte de sua vida em Londrina, Paraná, onde mora. As narrativas de tropeiros, mascates e viajantes que passam pela barbearia de seu pai e pela pensão comandada por sua mãe são a base de seus contos e de seu universo romanesco.

Conduzido pelo permanente desejo de desenvolvimento da escrita a partir de uma linguagem cada vez mais simples e direta, Domingos Pellegrini Jr. dedicou-se progressivamente a produção de textos destinados ao público infanto-juvenil, principal interlocutor de sua obra. Estudam letras e publicidade na Universidade Estadual de Londrina - UEL, entre 1967 e 1975, e mais tarde vai para Assis, São Paulo, estudar na Universidade Estadual Paulista - UNESP, onde se especializa em teoria literária. Trabalha como redator de agências de propaganda e escreve para jornais e revistas, especialmente para o Jornal de Londrina. 

Depois de seu primeiro livro, O Homem Vermelho, escreve mais de uma dezena de outras coletâneas de contos, novelas e romances. Seu primeiro livro infanto-juvenil, A Árvore que Dava Dinheiro, de 1981, tem mais de 3 milhões de exemplares publicados, 2 milhões deles para o Plano Nacional de Bibliotecas do Ministério da Educação. Entre 1989 e 1992, assume a Secretaria de Cultura do município de Londrina. Lança seu primeiro livro de poesias, Gaiola Aberta, em 2005, com versos escritos no decorrer dos últimos 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário